Estação MAJOR BRAGA

Discurso proferido por Benedito Mameve ]únior, em 06/08/1989

Retirado do livro do Primeiro Centenário 1989, p. 78.


          Povo de Aguaí

           É com o mais profundo sentimento de gratidão e de saudades, que venho, perante este venerável e imperecível Busto, aqui eregido como homenagem e perene lembrança de toda a população da Cidade, ao combatível e respeitável cidadão, progenitor de nossa amada professora Dona Esther Gonçalves de Barros Braga.

           Merecida homenagem do povo àquele que, com muito amor e dedicação, guiou os primeiros passos e conquistou os primeiros melhoramentos para a Vila de Cascavel, hoje cidade de Aguaí, que está comemorando no decorrer deste ano, o seu primeiro Centenário de Fundação.

           Major Braga, como era chamado, transferiu sua casa comercial da Estação de Engenheiro Mendes para a de Cascavel, e aqui construiu a primeira casa, para sua residência; a semente que germinou, cresceu e se transformou numa cidade. A segunda casa foi construída por Joaquim das Neves. Vieram outras casas, cujos moradores eram atraídos pelo pequeno comércio ensejava a baldeação que faziam aqui os passageiros ou veranistas que demandavam Águas da Prata e Poços de Caldas.

           Assim o povoado foi crescendo, tendo todos no Major Braga, o amigo que os tratava com paternal desvelo, tanto nas doenças, como um bom conselheiro em todas eventuais dificuldades.

           A sua transferência para Cascavel deu-se no ano de 1888, foi quando teve início sua luta para que os primeiros melhoramentos viessem para a vila que surgia.

           Em 1889, conseguiu a instalação do Correio, em 1890, tratou da construção do cemitério. Cascavel foi elevada a distrito, no ano de 1898, dando-se sua instalação em 1899. Exerceu os cargos de Juiz de Paz, e 1º Intendente, no Distrito de Cascavel, criado por sua interferência. Conseguiu, com os herdeiros de Joaquim Gonçalves Valim, a doação de 30 alqueires de terras para formação do patrimônio da vila, tirados da Fazenda Imbirussu. Não foi sem razão, portanto, que Major Braga foi reconhecido e proclamado como fundador da cidade, que hoje é a nossa Aguaí.

           Foram seus colaboradores os referidos herdeiros de Gonçalves Valim, Coronel Joaquim da Silva Borges, Francisco Acayaba, Francisco Guilherme, Torquato do Prado, Pio Guerra e outros.

          Por último, Major Braga influiu para o belo traçado de nossas praças, e exerceu o cargo de vereador à Câmara Municipal de São João da Boa Vista e exerceu o cargo de Sub-Prefeito de Cascavel, até a sua morte, que se deu no junho de 1921, tendo assumido esse cargo de Sub-Prefeito, o saudoso Antonio Pinto, governando a Vila até o ano de 1930.

           Por isso, por um sentimento de gratidão, o que mais sublima o valor de uma pessoa ou de um povo, aqui viemos render nossa sincera e justa homenagem ao Major Braga, ao ensejo do 1º Centenário de Aguaí, e dizer-lhe que o seu nome está sempre vivo em nossos corações.

          E se é verdade, que os mortos governam os vivos, suplicamos-lhes que continue velando por nós, iluminando o caminho da cidade que tanto amou.